Alunos de escolas estaduais participam de festival de música e artes literárias
Será realizada em Itabuna, na próxima segunda-feira (7), mais uma edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), em sua etapa final regional. O festival, que já revelou diversos talentos musicais na capital e no interior, será realizado esse ano no espaço Formigueiro, no bairro São Judas, às 15 horas. O Face é uma realização da Secretaria Estadual da Educação (SEC), por meio de suas diretorias regionais (Direc). No caso de Itabuna e região, o projeto é coordenado pela Direc-7.
De acordo com a coordenadora da Direc-7, Rita Dantas, são 15 finalistas de diversos municípios da região. Eles disputarão o direito de ter sua música entre as melhores de toda a rede estadual. “Apenas o primeiro colocado se classifica para a final estaual, em Salvador”, declara.
Ela diz que, no mesmo dia, será realizada a etapa final regional de outro projeto, Tempo de Artes Literárias (TAL), que estimula a criação literária entre alunos da rede pública estadual. O TAL contará também com 15 finalistas de diversas escolas regionais.
Em busca da etapa final estadual, que também será disputada em Salvador, os candidatos a escritores serão julgados por um júri formado por escritores e poetas regionais. Já os futuros cantores e compositores terão seus trabalhos avaliados por profissionais da música regional.
Tablets
Assim como os alunos, que viverão momentos de inclusão cultural na festa da literatura e da música estudantil, professores da rede estadual também terão o que comemorar nessa semana. Na terça-feira (8), a SEC vai fazer, simultaneamente, a entrega dos tablets aos professores do ensino médio de toda a rede estadual.
Em Itabuna serão entregues 423 aparelhos. Com a aquisição dos tablets, as escolas deverão oferecer rede de internet sem fios, para que o professor tenha condições de realizar o trabalho pedagógico que se pretende com a cessão do equipamento.
“Na verdade, as escolas, em sua grande maioria, já dispõem de redes wi-fi. Quanto aos aparelhos, eles já vêm configurados com as diretrizes da edução estadual, e servirá como um suporte pedagógico para os profissionais da educação”, afirma a professora Rita Dantas.